Arquivo Historico
DADOS SOBRE A IMAGEM
Cota:
Sugestão para a descrição:*
Personagens identificadas:*
Observações:*
Nota: Os dados sobre a imagem são de preenchimento obrigatorio. 
DADOS DE CONTACTO
Nome:
Email:
Telefone/Ext.:
Nota: Os dados para contacto não são obrigatorios.
Tipo Benoliel
 
 
DESCRIÇÃO DA COLEÇÃO
Título:  
Título: Benoliel 
Legenda:  
Autor:  
Data: 1906 
Cota: BEN001aBEN111 
Descritores:  
História: Joshua Benoliel nasceu em Lisboa a 13 de Janeiro de 1873 e morreu a 3 de Fevereiro de 1932 também em Lisboa. Fotógrafo e jornalista do inicio do século XX, retratou a realidade nacional nas duas primeiras décadas deste século, sendo, praticamente, o criador em Portugal da reportagem fotojornalística. Fez a cobertura jornalística de grandes acontecimentos da época como por exemplo: a revolução de 1910, as revoltas monárquicas durante a 1ª república e a Primeira Guerra Mundial, além de acompanhar os reis D. Carlos e D. Manuel nas suas viagens.

Com uma obra imensa, que se estima em mais de 60.000 clichés, Benoliel profissionaliza a reportagem fotográfica portuguesa.

Trabalhou para o jornal "O Século" e para as revistas "Ilustração Portuguesa", "Ocidente" e "Panorama".

Publicou o "Arquivo Gráfico da Vida Portuguesa", obra em fascículos ilustrada com fotografias de 1903 a 1918. 
História Custodial: Esta colecção foi adquirida por Joaquim Leitão, Secretário Geral da Assembleia Nacional, ao filho de Benoliel, Judah Benoliel, no ano de 1946, para enriquecimento do espólio do Museu Histórico-Bibliográfico, que integrou nesta data (veja-se AHP, Secção XIG, cx. 7, nº 6). Permaneceu no Museu da Assembleia da República até ao ano de 2002 , data em que foi incorporada no AHP para efeitos de descrição e acondicionamento.

A notícia da sua compra veio publicada em vários jornais da época: Diário da Manhã, O Século, Novidades, A Voz e o Jornal de Notícias, mandada publicar pela própria Assembleia Nacional, através do Secretariado Nacional de Informação (veja-se AHP, Secção XXII, Cx. 1, nº 6).



 
Proveniência: Assembleia Nacional 
Código de referência: PT-AHF/CBEN 


IMAGENS E REPORTAGENS DA COLEÇÃO
last next 1 2345 de   14 first back
BEN 001.TIF 
BEN 002.TIF 
BEN 003.TIF 
BEN 004.TIF 
BEN 005.TIF 
BEN 006.TIF 
BEN 007.TIF 
BEN 008.TIF 
last next 1 2345 de   14 first back